postado em: Tratamentos | 0

Periodontia é área da Odontologia que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. O periodonto é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento.

A Gengivite é a fase inicial da doença das gengivas, é uma inflamação dos tecidos da gengiva que fica nas bordas os dentes. Quando não tratada adequadamente, ela pode evoluir para uma Periodontite. Há casos em que a Gengivite pode ser indolor, fazendo com que o paciente não a perceba. A gengiva adquire uma coloração avermelhada intensa e sem brilho, além de causar sensibilidade intensa e sangramento na gengiva, pois a placa bacteriana e o tártaro irritam a gengiva, que fica inflamada (vermelha e inchada).

A Periodontite é uma doença periodontal infecciosa e bacteriana. Esta doença é a fase progressiva da Gengivitel. A diferença entre ambas é que a periodontite se estendeu para os tecidos de suporte dos dentes, o osso e o ligamento periodontal. Ela evolui a partir do tártaro, que por sua vez se origina do armazenamento da placa bacteriana. É a principal causa de perda de dentes em adultos.

Principais características da doença:

• Mau hálito;
  • Sangramento durante a higienização bucal;
  • Recuo das gengivas, dando a impressão de dentes mais compridos;
  • Mobilidade do dente (dentes moles);
  • Textura da gengiva lisa e brilhante;
  • Pode haver movimentação do dente;
  • Vermelhidão na gengiva.

Essas doenças gengivais devem ser devidamente tratadas. Raspagem e profilaxia devem ser realizadas periodicamente a fim de manter uma boa saúde periodontal.

Visite nossa Clínica.

Depoimentos de Pacientes