As 7 principais doenças bucais, e como evitá-las.

Doenças Bucais? Sem dúvidas existem doenças que afetam a nossa saúde bucal que acabam atingindo os dentes, gengivas, garganta entre outros órgãos, principalmente daqueles de quem não tem hábitos de higiene cotidianos, mas quais são elas?

A falta de alguns cuidados gera por conseqüência problemas que ocasionam dores e incômodos na região bucal. Além de comprometer toda saúde dessa parte de nosso corpo e afetar muito na qualidade de vida.

Ter um sorriso bonito se tornou o grande objetivo de muitos, contudo além da beleza,o sorriso saudável indica que seu organismo está em boas condições. A boca é a porta para muitas doenças, isso porque através dos dentes, língua e garganta muitos vírus e bactérias entram na corrente sanguínea e podem atingir outros órgãos.

Higiene bucal ajuda no controle de doenças bucais

Eventualmente, algumas doenças acabam acometendo ainda aquelas pessoas que tem uma rotina habitual de cuidados dentais, mas com muito mais dificuldade.

Muitas pessoas no entanto ainda não tem conhecimentos sobre todos tipos de doenças bucais existentes e acabam deixando a desejar em alguns pontos, como por exemplo não realizando consultas rotineiras com o dentista, não tendo uma rotina diária de higiene bucal ou mesmo, não realizando a limpeza corretamente.

Com o fim de te auxiliar a evitar doenças bucais, confira agora quais são 7 principais doenças bucais e veja como você pode evitar a presença delas na sua vida.

O Que São Doenças Bucais?

Primeiramente, entender o que são doenças bucais é fundamental para verificar e conseguir compreender algumas delas. Dessa maneira, as doenças bucais são problemas ocasionados na região da boca.

Nesse sentido, que podem ter causas diversas como, por exemplo, falta de higiene e cuidados com profissional capacitado. Bem como pode ter motivações de vírus e bactérias.

Essas doenças afetam regiões como dentes, gengiva ou a parte anatômica da boca. E não dar a devida atenção e realizar cuidados para evitar pode desencadear ainda outros problemas em sua saúde.

Um deles está relacionado a comprometimento cardiovascular ou até mesmo casos de diabetes que tem como motivação as doenças bucais.

7 Doenças Bucais E Como Evitá-Las

Confira quais são as doenças bucais mais comuns e formas de evitá-las:

#1 – Cáries:

Doenças Bucais

Um dos problemas muito comuns encontrados tanto em crianças como adultos são as cáries. Em termos técnicos significa que a parte de calcificação dos dentes está danificada, ou seja, a estrutura de esmalte, cemento e a dentina.

Entre as motivações para esse tipo de doença bucal está principalmente o hábito de comer muito doce. Já que o açúcar é responsável por produzir algumas bactérias nos dentes. E elas deixam como conseqüência as cáries.

O principal sintoma de quem está com esse problema são desconfortos e dores dentais. Que podem ser sentidas ao mastigar ou morder.

Para evitar o segredo está na redução do consumo de doces e nos cuidados de higiene. Evite consumir produtos com açúcares e sempre que realizar a ingestão deles escove e higiene os dentes para evitar as bactérias.

#2- Doenças Bucais: Placa Bacteriana

Outra doença bucal que tem como causa bactérias são as placas. A saber se trata de uma película que pode ser identificada pelo profissional cirurgião-dentista ao realizar uma avaliação no paciente. Essa película fica alojada no dente o colocando em contato com bactérias e restos de comida.

Os principais sintomas são dores e desconfortos na região dos dentes.

A forma de evitar essa doença é cuidar de maneira assídua da higiene bucal. Escovando sempre os dentes ao se alimentar e mantendo consultas rotineiras ao especialista.

#3- Gengivite:

A gengivite é uma doença bucal que afeta a região da gengiva, ocasionando muita dor e incomoda nessa parte da boca. Ademais seus sintomas incluem dentes moles e sem força para mastigar ou morder. Como também dores incessantes, que causam muito desconforto no paciente.

Como motivação a gengivite e causada por bactérias que acabam lesionando e inflamando a região da gengiva.

Para evitar sofrer com essa doença além dos cuidados com higiene e alimentação outro ponto essencial e manter sua rotina de idas ao dentista em dia.

#4- Doenças Bucais: Aftas

Inegavelmente você já deve ter tido alguma delas, as aftas aparece tanto nas bochechas como na língua e costumam causar dor e irritação. Ocasionados por bactérias que são ingeridas através da alimentação principalmente de comidas com açúcar é gorduras.

Seus sintomas incluem dor e desconforto, e podem aparecer tanto em formato branco é visível como escondidas.

Para evitar o segredo é cuidar da sua alimentação, preferindo sempre comidas verdes e se afastando dos doces. Bem como ter rotina de escovação e passagem de fio dental faz toda diferença.

 

#5- Tártaro

Outras das doenças bucais muito comuns são os tártaros. Ocasionado por bactérias que atingem a região dos dentes quando a placa bacteriana não é removida.

Dessa maneira a situação fica ainda mais grave e as dores passam a incomodar cada vez mais.

Para evitar você deve realizar a remoção das placas com o profissional capacitado. Evitando que elas acabem se tornando tártaro.

#6- Doenças Bucais: Halitose

A halitose e a doença bucal responsável por causar mal hálito. Em outras palavras, por consequência dela um mal cheiro é produzido pela boca. E além desse outros sintomas que podem ser desenvolvidos é gengivite e cáries.

A halitose é causada por ausência da higiene e dos cuidados com a saúde bucal.

Para evitar além de escovação e higiene adequada você precisa consultar o seu cirurgião-dentista de confiança e manter a sua saúde bucal em dia.

#7- Erosão no esmalte dental:

De fato, outro problema que acomete um significativo número de pessoas é a erosão no esmalte dental. Ocasionando com que dentes fiquem com a coloração amarela.

Essa doença bucal está ligada a ausência de cuidados de higiene. Bem como a alimentação principalmente para quem come muito doce. As bactérias dos alimentos acabam ocasionando a erosão nos dentes.

Para evitar esse tipo de problema o segredo é além de cuidar da higiene se consultar ao menos uma vez a cada seis meses no seu dentista. Realizando procedimentos de limpeza e higienização.

Por fim essas são as 7 principais doenças bucais e as formas de evitá-las. Esteja sempre em dia com os cuidados da saúde dos seus dentes e da boca em geral.

Para realizar uma avaliação com profissional capacitado a te auxiliar a evitar doenças bucais entre em contato com a clínica Ichiban e agende sua consulta

 

Did you like this? Share it!

0 comments on “As 7 principais doenças bucais, e como evitá-las.

Leave Comment