As 7 principais doenças bucais, e como evitá-las.

Existem alguns problemas bucais que são frequentemente atendidos nos consultórios. Vamos saber um pouquinho mais sobre eles?

– Placa bacteriana: ou biofilme, trata se do acúmulo de bactérias na boca. Apesar de não ser uma doença bucal, pode causar a maioria delas.
– Tártaro: também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes. Também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.
– Halitose: também conhecida como “mau hálito”, se caracteriza pelo odor ruim exalado pela boca. Pode ocorrer por problemas de saúde, ou, da boca: gengivite; cárie; periodontite; saburra lingual e boca seca.
– Cárie: é a desagregação de um dente causada por ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca. A degradação é progressiva, e a longo prazo causa dor, e compromete a estrutura, levando à perda do dente.
– Gengivite: inflamação na gengiva provocada por bactérias que se instalam em suas bordas, em função da higiene bucal inadequada. Além da higiene inadequada, a doença também pode ser causada pelo diabetes.
– Periodontite: também é uma inflamação e se manifesta quando a gengivite não é devidamente tratada. Afeta a estrutura do dente, que pode até se soltar da boca. Requer tratamento adequado.
– Problemas no esmalte: como erosão, desgaste e manchas podem afetar o esmalte dentário, aumentando a sensibilidade e vulnerabilidade do dente, além de prejudicar sua aparência.
Uma boa higiene bucal e o acompanhamento com um dentista, são fundamentais para evitar esses e outros problemas bucais.

0 comments on “As 7 principais doenças bucais, e como evitá-las.