As melhores maneiras de realizar a limpeza da sua prótese dentária

Quando uma pessoa perde um ou mais dentes, ela tem a opção de colocar uma prótese dentária. Existem próteses fixas, próteses parciais removíveis e as famosas dentaduras que são as próteses totais. Mas o importante aqui é saber como realizar a limpeza da sua prótese dentária

Tem gente que pensa que por as próteses dentárias serem removíveis em alguns casos, que não é necessário fazer sua limpeza. Lógico que elas precisam, assim como os dentes, você tem que ter muito cuidado na hora da escovação. 

Próteses fixas

Não devem ser escovadas da mesma forma que os dentes na hora de usar o fio dental. Nelas é necessário mais de um elemento, o fio dental não passa diretamente no espaço entre os dentes, pois os dentes artificiais estão unidos na estrutura da prótese. Desta forma, o fio dental precisa ser passado com o auxílio de um passador plástico.

Próteses removíveis

O pior de tudo mas que é muito comum é o costume das pessoas de não removerem as próteses no momento da higienização. Elas precisam ser removidas, pois existe uma escova de dentes específica para prótese e na hora de serem escovadas elas se adaptam melhor à superfície interna das mesmas. 

Para ambas

Uma dica importante para melhor limpeza da sua prótese dentária é utilizar cremes dentais pouco abrasivos, evitando assim desgaste na parte de resina acrílica.

As escovas para próteses apresentam cabo menor com um conjunto de tufos de fibras seguindo a mesma direção do cabo. As fibras centrais do tufo devem ser mais longas que as demais, com aproximadamente 22 mm de comprimento. As fibras devem ser mais grossas, mais rígidas e mais longas que aquelas das escovas para dentes normais. 

Existem substâncias efervescentes em forma de pastilhas ou pó, que podem ser utilizadas para ajudar na limpeza das dentaduras (removíveis). Elas devem ser usadas preferencialmente a noite, pois se você deixar mais tempo a prótese imersa, tornará a ação do produto mais eficaz na limpeza da sua prótese dentária

Não precisa ficar com medo dessas substâncias, pois elas não causam danos à estrutura metálica de próteses parciais, e nem ao acrílico de próteses parciais e totais. Elas promovem a remoção de manchas superficiais e tem ação antimicrobiana. 

A efervescência promove a limpeza mecânica dos resíduos que ficam acumulados nas próteses. Após o uso, elas devem ser enxaguadas em água abundante para que resíduos dos produtos não causem danos à mucosa bucal, quando você for colocá-las novamente na boca.

Os hipocloritos são elementos também muito comuns na higienização de próteses, pois eles possuem boa capacidade de limpeza da placa bacteriana, além de terem ação bactericida e fungicida. Porém, ele pode provocar clareamento da resina acrílica, dependendo de sua concentração e tempo de imersão, então tome muito cuidado ao utilizá-lo. 

Com tudo isso você já está pronto para realizar a melhor limpeza da sua prótese dentária. Escove bem, utilize os produtos certos e de maneira correta e você irá conseguir manter o sorriso sempre lindo e radiante. Para conhecer mais o nosso tratamento e aplicação de próteses dentárias, visite nosso site, o link está logo abaixo.

 https://www.clinicaichiban.com.br/

Até logo, 

Clínica Ichiban

Did you like this? Share it!

0 comments on “As melhores maneiras de realizar a limpeza da sua prótese dentária

Deixe um comentario.