Bebês, Crianças e Adolescentes

Criança com aparelho odontológico

Consultas preventivas

Consultas preventivas são muito importantes desde os primeiros anos de vida. Já foi comprovado cientificamente que crianças que fazem esse acompanhamento, diminuem significativamente os gastos e estresse referentes a tratamentos odontológicos, tanto na infância quanto na fase adulta.

Os pais irão precisar em torno de 60 minutos para que o profissional possa lhes passar todas as informações que se referem à saúde bucal do seu filho, assim terão informações suficientes e seguras para evitar o aparecimento de doenças.

Aqui em nossa clínica temos o propósito de mostrar aos pais a real intenção da prevenção, na qual entendemos que não são os selantes nem as aplicações de flúor profissionais que irão prevenir o aparecimento de Cáries, mas sim os hábitos diários que são praticados no ambiente familiar.

É sobre os fatores que realmente causam ou previnem Cáries e problemas de oclusão que pautamos a consulta.

A Cárie:

A manutenção preventiva para as crianças, além de permitir que aprendam a forma correta de higienização, dá ao dentista a oportunidade de estar sempre atento a pequenas alterações que possam prejudicar sua saúde bucal.

Para fazer esse acompanhamento mais de perto, nossos odontopediatras analisam o Diário de Dieta da criança para entenderem exatamente como é sua rotina alimentar.

Com o registro feito, o profissional avalia em que situação a dieta é capaz de provocar doenças. Sabemos, por exemplo, que uma alimentação com excesso de carboidratos, é a principal causadora da Cárie.

A partir disso, o odontopediatra apresenta aos pais os possíveis erros alimentares relacionados à doença e, se for necessário, sugere encaminhar a criança ao nutricionista para que a correção dos erros alimentares seja realizada.

Se for preciso realizar o tratamento, temos o que há de mais moderno para realizar os procedimentos, como o sistema anestésico e materiais estéticos. E o mais importante de tudo, temos a maior consideração com as crianças, e as tratamos com toda paciência e carinho.

Trauma dentário:

Traumatismos dentários são bastante comuns e frequentes em nosso dia a dia. Isso porque as crianças, principalmente entre um e três anos de idade, estão expostos a esse tipo de trauma por não utilizarem mais as mãos com rapidez para defender o rosto durante uma queda.

O consulta odontológica é de extrema importância para diagnosticar o trauma. As repercussões podem ser imediatas, ou não, e dentre elas existem diversas variações. O acompanhamento pode evitar a perda do dente precocemente.

Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia:

Vários hábitos comuns, como chupeta e sucção de dedo de forma prolongada, são causadores de alterações ósseas na infância. Depois de haver uma alteração óssea, para corrigi-las fazemos o tratamento com aparelhos removíveis, que fazemos adaptações de forma harmônica com o crescimento da criança.

Um tratamento como esse permite que a criança não desenvolva uma série de outros problemas, inclusive na mastigação.