Como funciona o clareamento dental?

Dentista em Londrina | Clínica Ichiban | Precisão Oriental em Odontologia

Há não muito tempo, a prioridade na hora de ir ao dentista era praticamente restrita à saúde oral e não tanto com relação à estética. Hoje, o apreço pela imagem inclui a boca e os dentes, o que aumentou consideravelmente a procura pelo clareamento dental com o desejo de ter um sorriso mais harmônico, com dentes alinhados e brancos.

 

Vale ressaltar que embora pareça simples, o clareamento dental não é um procedimento exclusivamente estético e precisa de cuidados e critérios. O acompanhamento de um dentista é indispensável, pois ele saberá orientar com segurança tudo o que você precisa fazer e o grau de branqueamento possível.

 

Como funciona o procedimento?

O processo de clareamento dental ocorre por meio de produtos químicos como o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio. Atualmente, existem dois tipos de clareamento e ambos devem ser feitos com a supervisão de um cirurgião-dentista: o clareamento de consultório e o clareamento caseiro.

 

Clareamento dental de consultório: o profissional utiliza produtos com peróxido de hidrogênio três vezes mais potente do que o peróxido de carbamida – utilizado na técnica caseira. Pode ou não haver a ativação com luz ou laser para acelerar o processo. São necessárias cerca de duas ou três sessões de duração de uma hora. Nesses casos, a gengiva deve ser isolada para que não haja irritação por conta do material utilizado.

 

Clareamento dental caseiro: é importante entender que mesmo neste procedimento você precisa do acompanhamento do dentista. Isso acontece porque é o profissional que confeccionará uma moldeira personalizada de acordo com a sua boca, além de fornecer o gel com a concentração ideal e monitorar semanalmente a evolução. O resultado surge, geralmente, entre três e quatro semanas.

 

Como o dente é clareado?

Como foi dito no artigo anterior, é importante estar ciente que a cor do dente não é alterada para “mais branco” e sim a saturação. Isso faz com que alguns pacientes não tenham significativas mudanças nessa saturação. A sensibilidade dentária também representa um risco, que ocorre devido à agressividade do produto utilizado durante o clareamento dental.

 

A camada mais superficial do dente é o esmalte, que é naturalmente porosa e, por isso, pedacinhos de comida conseguem entrar e se depositar na cama abaixo. O acúmulo de todo esse material escurece o dente, e é contra esses resíduos que o clareamento dental agirá.

 

Para aumentar a eficácia do clareamento dental, é importante fazer uma limpeza básica realizada pelo dentista. Não é suficiente a escovação em casa porque é necessário limpar a placa bacteriana e o tártaro, isso garante não apenas um resultado visivelmente melhor como também evitar dor em áreas mais sensíveis.

 

Quer saber mais sobre o clareamento dental? Entre em contato conosco e agende uma avaliação. Temos excelentes profissionais para te atender! Clique aqui!

 

Abraços,

 

Clínica Ichiban

Did you like this? Share it!

0 comments on “Como funciona o clareamento dental?

Deixe um comentario.