Dentes de leite: o que fazer quando os dentes estão nascendo?

Os famosos dentes de leite, chamados dentes decíduos, são sempre um ponto de interrogação para os pais, principalmente os de “primeira viagem”. Durante o primeiro ano de vida, nascem os primeiros dentes do bebê. Cada criança reage de uma forma e os pais precisam ser pacientes  para lidar com os sintomas, que podem incluir irritação e vermelhidão na gengiva.

Para ficar mais fácil entender quais são os cuidados necessários, é muito importante que os pais conheçam a cronologia da erupção dos dentes de leite. Mas vale ressaltar que cada organismo tem seu próprio ritmo. De qualquer modo, os primeiros aparecem por volta dos seis meses de vida.

Os primeiros dentes de leite

Como dissemos, os primeiros dentes de leite a erupcionar surgem por volta dos seis meses de idade e são os incisivos centrais inferiores. Por volta de um ano, surgem os incisivos centrais superiores e os laterais. Aos 18 meses, erupcionam os primeiros molares de leite e, aos dois anos e meio, a dentição (de leite) fica completa com os caninos e segundos molares, formando os 20 dentes de leite que constituem as arcadas.

Sintomas

Durante a dentição, alguns bebês ficam mais agressivos do que o habitual por causa da dor e inchaço nas gengivas. Os sintomas geralmente aparecem cerca de três a cinco dias antes do dente nascer (mas há casos em que duram semanas), e desaparecem assim que  os dentes rompem a pele. Mas há alguns bebês sortudos que não sofrem absolutamente nada com o nascimento dos primeiros dentinhos.

Nessa fase o bebê passa a ficar mais tempo com os seus brinquedos pelo chão e acaba colocando a mãozinha na boca mais vezes por causa do desconforto gengival. Esta pode ser a causa das diarreias, vômitos e febre. Estes sintomas não estão relacionados diretamente ao nascimento dos dentes de leite, mas ao contexto em que ele acontece e em como a criança age para aliviar o incômodo.

Como aliviar os sintomas

Quando os dentes de leite nascem, a sensação traz desconforto mesmo. Para aliviar, os mordedores são ótimas opções, já que que ajudam a criança a coçar a gengiva. Alguns modelos podem ser colocados na geladeira. A baixa temperatura ajuda a amenizar a dor.

Outra coisa importante é não deixar de higienizar os dentes da criança. É importante não ficar com pena do bebê por causa da irritação e desconforto e pular essa parte. A falta de higienização pode levar a infecções e outros problemas maiores.

Dessa maneira, quando aparecerem os primeiros dentes da frente, a limpeza deve ser feita com um tecido macio e limpo, umedecido em água limpa. Já quando surgirem os outros dentes, a limpeza já pode ser feita com uma escova de dente macia e sem pasta de dente, apenas molhada em água limpa.

A pasta de dente pode começar a ser utilizada quando o bebê tiver todos os dentes de leite. Durante a infância, é recomendável que use a pasta infantil, pois possui flúor em quantidade recomendada para a idade. Para tirar dúvidas a esse respeito, consulte um dentista.

É importante procurar um profissional de confiança. Entre em contato com a gente e agende uma avaliação. Temos excelentes profissionais para atender o seu filho! Clique aqui!

Continue acompanhando o blog para saber mais sobre saúde bucal. No artigo anterior, falamos sobre sensibilidade nos dentes. Siga também as nossas redes sociais e tenha acesso a curiosidades, informações e dicas que farão toda a diferença no seu bem-estar e qualidade de vida.

Abraços,

Clínica Ichiban

0 comments on “Dentes de leite: o que fazer quando os dentes estão nascendo?