Dentista Clínica odontológica

A Endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente.

Popularmente, a endodontia também é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto). Depois de se remover esse tecido, o dentista esteriliza o canal preenchendo-o com material específico.

Entenda mais sobre o assunto e os motivos pelos quais você deve realizar o procedimento.

Entendendo o que é canal do dente

O canal do dente nada mais é do que um caminho cheio de nervos, estruturas e veias que fazem com que o dente seja vivo. Nesse caso, a nível de entendimento mais profundo, é o canal que faz com que o dente seja considerado um órgão.

Outro fato que você pode não saber, é que o dente pode ter um ou mais canais. Por isso o procedimento que envolve essa região é tão delicado.

Quais são os problemas que resultam em um tratamento de endodontia?

Existem diversos problemas através dos quais resultam em problemas no canal do dente. Entre eles é possível listar problemas de cárie profunda, necrose, fratura dental, hipersensibilidade, entre outros. Por isso, é sempre importante passar por um dentista regularmente, a fim de evitar o desgaste prematuro dos seus dentes.

Quais os benefícios da Endodontia?

O tratamento de endodontia, atualmente, possui um conceito mais amplo, que tem como foco, além de tudo, limpar e modelar o dente. Além disso, depois de todo esse processo, o dente é vendado, para que não ocorra a infecção.

Tratamento de Edodontia em Londrina

Muitas pessoas evitam o tratamento por achar que ele será doloroso, o que não é verdade. Isso porque a dor somente é ocasionada quando o procedimento não é realizado de forma cuidadosa.

Além disso, quanto mais demorado for o início do tratamento maiores as chances de desenvolver um quadro de dor. O tratamento de endodontia, quando solicitado, é de extrema importância para a sua saúde bucal. Por isso, ele não pode ser adiado por muito tempo, levando em consideração que, em casos mais graves, pode ocorrer a perda do dente.

E não só isso, pois podem haver ocorrência de infecções e neste caso as consequências podem ser imprevisíveis, já que as raízes do dente podem ser afetadas.

Quer um exemplo? Pois bem, você sabia que a falta de tratamento do canal pode gerar doenças do coração?

Isso mesmo!

Tal fato acontece porque as bactérias que estão nos dentes podem cair na corrente sanguínea indo direto ao coração e ocasionando diversos problemas, como insuficiência cardíaca e endocardite.

Outro fator, é que esse tipo de tratamento, se comparado a outros tipos de tratamento, como por exemplo, o implante, é bem mais barato. Nesse caso, ele também está incluso em tratamento preventivo para os seus dentes.

Quais os sinais de que o dente precisa de tratamento de Endodontia?

É possível identificar alguns sinais de que o dente precisa de atenção e de que o canal pode estar atingido, como:

• Dor de dente (que pode ser dor pulsátil ou então, na ingestão alimentos e bebidas quentes ou geladas);
  • Inchaço na face (também chamado de Edema);
  • “Bolinhas” de pus que aparecem e desaparecem na gengiva;
  • Coloração diferenciada dos outros dentes. Geralmente, o dente apresenta uma cor marrom, cinza ou amarela.

Portanto, se você apresentar algum destes sintomas, é de suma importância que marque um horário conosco para fazer uma avaliação.

Como fazer o tratamento de Endodontia em Londrina?

A Ichiban dispõe de equipamentos e técnicas modernas e de tecnologia aprimorada para melhor execução dos procedimentos endodônticos.

A Endodontia é automatizada, sendo uma coleção de técnicas e equipamentos utilizadas no tratamento endodôntico e traz além da diminuição do tempo clínico do paciente na cadeira, recursos que melhoram a qualidade e o resultado final do tratamento.

Clique aqui e saiba mais como realizar o tratamento de Endodontia em Londrina!

Ficou curioso e quer mais detalhes clique aqui!