Mitos e verdades sobre o flúor na Odontopediatria

Primeiramente, você sabe o que é flúor? Flúor é um elemento químico mineral natural encontrado em toda crosta terrestre. Ele tem função oxidante e um alto poder corrosivo e é adicionado em PEQUENA CONCENTRAÇÕES NA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO  e nos cremes dentais pois é um grande preventivo contra a cárie.

Ele também é encontrado em alguns alimentos como verduras, legumes e proteínas, o peixe é um exemplo de alimento com bastante flúor.

Mesmo tão presente na vida dos dentistas e dos pais das crianças, o flúor na Odontopediatria ainda traz algumas dúvidas.

O Flúor faz bem para a saúde bucal das crianças e adolescentes?

Sim, ele é muito benéfico para a prevenção de cáries se for utilizado na dosagem correta. Ele trabalha nos processos de desmineralização e remineralização que ocorrem na boca e além disso, auxilia a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já nasceram.

As crianças podem utilizar cremes dentais e enxaguantes bucais?

Você que é pai ou mãe deve ter muito cuidado pois a criança ainda não tem muito controle com a deglutição (ato de engolir). O mais indicado para as crianças é uma quantidade de 0,3g, o equivalente a um grão de arroz. Desta forma, sempre com um adulto por perto, a quantidade é correta para continuar com a prevenção anticárie.

O flúor previne cáries?

Ele é ótimo elemento na prevenção delas. Porém, a escovação remove a placa bacteriana juntamente com a utilização do fio dental. Essa soma de fatores é o que ajuda a combater a cárie.

O uso do flúor pode trazer riscos à saúde da criança e do adolescente?

É preciso ter muito cuidado com ele. O uso exagerado pode causar intoxicação aguda e caso a criança engula muito o flúor no período de crescimento dos dentes, pode acontecer o que é chamado de fluorose dental. Que é uma doença que interfere no crescimento do dente esteticamente e estruturalmente.

É necessário o dentista fazer aplicação de flúor periodicamente?

O dentista faz sim a aplicação de flúor na consulta médica para complementar os benefícios dele e fortalecer os dentes.

Com esses mitos e verdades sobre o flúor na Odontopediatria você pode concluir que o elemento químico é benéfico para o desenvolvimento dental da criança e do adolescente.

Utilizado com controle dos pais, sem exagero, e somado com uma boa escovação, a prevenção contra as cáries está no caminho certo. Espero ter tirado todas as suas dúvidas!

Estamos te esperando,

Clínica Ichiban