Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que trata os problemas de má-oclusão (mordidas erradas), desalinhamento, falta de espaço para os dentes e as irregularidades dos ossos maxilares.

O tratamento com aparelhos dentais proporciona sorrisos mais bonitos, mas vai muito além da estética.

Dentes alinhados não beneficiam apenas o seu sorriso, mas também a saúde do seu organismo. Corrigir a posição dos dentes faz com que a função mastigatória da boca seja mais eficiente e facilita a higienização. Além disso, muitas outras áreas do organismo estão intimamente relacionadas com o correto posicionamento dos dentes.

Aparelho Convencional x Aparelho Autoligado

     

O Aparelho Autoligado é uma tecnologia que veio para simplificar a vida dos pacientes e dos Ortodontistas, agregando facilidade e velocidade. Os princípios do tratamento ortodôntico estão todos lá, mas essa ferramenta elimina um grande conhecido de quem usa ou já usou aparelho: as borrachinhas coloridas.

A principal função dessas borrachinhas é segurar o arco ( fio ) no slot do bráquete.

Esse fio irá gerar força sobre aquele dente e assim gerar uma movimentação dentária. O que acontece é que essa borrachinha também cria atrito quando empurra o fio contra o bráquete, e isso dificulta a movimentação. Fazendo uma analogia simples, é como andar de carro com o freio de mão puxado: ele vai andar, mas devagar e fazendo muita força.

Já no Aparelho Autoligado, o atrito é reduzido consideravelmente, o que melhora a velocidade da movimentação dos dentes, pois o slot do bráquete é fechado com uma “tampa”, e não ocorre a pressão da borrachinha sobre o fio, permitindo que ele trabalhe com melhor potencial por todo o período da manutenção. Ou seja, as forças serão mais suaves e mais constantes, gerando menos desconforto para o paciente e com melhores resultados.

E há mais um detalhe a ser considerado. As borrachinhas coloridas também acabam acumulando muito sujeira, por conta das características do próprio material, e sem elas a própria higienização do paciente se torna mais simples e efetiva, diminuindo o acúmulo de placa bacteriana e o risco de cárie e gengivite.

E para quem quer todos esses benefícios, mas da maneira mais discreta possível existe a opção do Aparelho Estético, onde o bráquete é feito todo em cerâmica. O aparelho estético pode ser encontrado tanto no modo convencional como também no aparelho autoligado.

Invisalign

A preocupação com a aparência e o conforto durante o tratamento ortodôntico é um dos principais motivos que levam os pacientes a optarem pelo aparelho Invisalign.

O sistema Invisalign é o que há de mais moderno em tratamentos ortodônticos estéticos. Não utiliza bráquetes e arcos para realizar a movimentação dentária, e sim uma série de placas alinhadoras transparentes que recobrem os dentes. Como todo tratamento ortodôntico, exigem o uso constante e cooperação do paciente.

Permitem um dia a dia mais normal, pois além de praticamente não serem percebidos quando em uso, podem ser removidos para a alimentação, higiene, eventos sociais, e recolocados logo em seguida, sem grandes dificuldades, algo que nenhum tipo de aparelho fixo permite.

Adolescentes e pré-adolescentes também podem ser tratados com o sistema Invisalign. Pessoas que possuem problemas gengivais e periodontais podem se beneficiar mais ainda de tratamentos com Invisalign, pois não há arcos e fios unindo os dentes, que tornam o uso de fio dental mais difícil. Pessoas com retrações gengivais podem ser tratadas com Invisalign com os mesmos cuidados tomados com qualquer aparelho fixo.

Quem possui perdas dentárias ou extrações, não precisam esperar ao fim do tratamento para ter as falhas dentárias resolvidas. Nos alinhadores Invisalign é possível inserir dentes ausentes nos locais dos mesmos, para que o sorriso se mantenha completo do início ao fim do tratamento, enquanto o alinhador estiver em uso na boca.

O Ortodontista planeja o tratamento da mesma forma que planejaria um tratamento com qualquer outro tipo de aparelho, levando em conta sua experiência, preferências, regras e filosofias a que segue. Por isso, cada tratamento Invisalign é único e diferente para cada
paciente, e diferente de profissional para profissional. Os tratamentos são pré-planejados do início ao fim, e o tempo de tratamento e os resultados possíveis de serem obtidos já são sabidos ao início do tratamento.

O tempo de tratamento costuma ser menor do que em aparelhos fixos convencionais, e o número de alinhadores necessários varia conforme a complexidade de cada tratamento planejado.

Ficou curioso e quer mais detalhes clique aqui!

 

Você pode ligar para o nosso atendimento no número (43) 3027-5101 Seg a Sexta das 8h às 18h. Nosso email é o contato@clinicaichiban.com.br ou preencha o Nosso Formulário de Contato

Agende por Whatsapp