Ortodontia: qual a melhor idade para colocar aparelho nos dentes?

Dentista em Londrina | Clínica Ichiban | Precisão Oriental em Odontologia

É muito comum ver por aí adolescentes usando aparelho nos dentes, né? Mas apesar de ser a fase mais comum para utilizá-lo, não é a única. Não existe uma idade correta para aderir o tratamento, mas será que existe a mais indicada? É sobre isso que falaremos no artigo.

 

Já adiantamos que não existe idade mais indicada, mas existem cuidados específicos que cada fase exige. Por exemplo, na infância, a atenção é voltada principalmente às cáries que a higienização incorreta pode causar. Já os idosos, devem tomar cuidado com doenças como xerostomia, conhecida pela sensação de boca seca, por exemplo.

 

Aparelho nos dentes

Como dissemos, o aparelho nos dentes pode ser utilizado em qualquer idade, desde crianças até idosos, vai depender da finalidade proposta e precisa ser avaliado pelo dentista.

 

O que muita gente não sabe é que os aparelhos não precisam ser utilizados apenas em caso de dentes tortos ou desalinhados, por isso, a avaliação pode ser cedo, quando a criança estiver na primeira fase da troca de dentição, que acontece por volta dos 6 anos.  Nesse momento, já é possível o profissional fazer uma análise de mordida cruzada, mordida em topo, cáries, estrutura óssea, entre outras.

 

Dependendo do que o dentista notar, ele pode intervir com aparelho nos dentes. É possível obter excelentes resultados com os ossos da face que ainda não estão completamente calcificados e fazer as correções necessárias, como de quem tem céu da boca estreito, por exemplo. Nesse caso, é preciso um acompanhamento nas trocas dentárias pelos anos seguintes. Lembrando que não são todos os casos e são aparelhos específicos.

 

E os adultos?

Muitos se preocupam com a questão estética, acreditando que aparelho nos dentes é coisa de adolescente e que depois de certa idade é feio. Se você pensa assim, não se preocupe! Hoje, existem várias opções que unem estética e saúde, com aparelhos quase imperceptíveis. O mais recomendado os os aparelhos fixos que são mais rápidos e eficazes, mas novamente vale ressaltar que cada caso é um caso.

 

Depois dos 60 anos, o aparelho nos dentes precisa de um cuidado diferenciado porque, diferente dos mais jovens, há alterações no tecido ósseo que sustenta os dentes, o que normalmente gera perdas dentárias. Justamente, por isso, o tratamento deve ser mais suave e o aparelho não pode exercer uma força tão grande nos dentes.

 

É importante procurar um profissional de confiança e, claro, comparecer em todas as consultas de manutenção. E se quiser saber mais sobre os tipos de aparelhos dentais, entre em contato conosco e agende uma avaliação. Temos excelentes profissionais para te atender! Clique aqui!

 

Abraços,

 

Clínica Ichiban 

Did you like this? Share it!

0 comments on “Ortodontia: qual a melhor idade para colocar aparelho nos dentes?

Deixe um comentario.