Odontologia Londrina

Periodontia é área da Odontologia que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. O periodonto é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. As
doenças mais comuns que podem acometer o periodonto é a Gengivite e a Periodontite.

A Gengivite é a fase inicial da doença das gengivas, é uma inflamação dos tecidos da gengiva que fica nas bordas os dentes. Quando não tratada adequadamente, ela pode evoluir para uma Periodontite. Há casos em que a Gengivite pode ser indolor, fazendo com que o paciente não a perceba. A gengiva adquire uma coloração avermelhada intensa e sem brilho, além de causar sensibilidade intensa e sangramento na gengiva, pois a placa bacteriana e o tártaro irritam a gengiva, que fica inflamada (vermelha e inchada).

A Periodontite é uma doença periodontal infecciosa e bacteriana. Esta doença é a fase progressiva da Gengivitel. A diferença entre ambas é que a periodontite se estendeu para os tecidos de suporte dos dentes, como o osso e o ligamento periodontal. Ela evolui a partir do tártaro, que por sua vez se origina do armazenamento da placa bacteriana. É a principal causa de perda de dentes em adultos.

Pricipais características da doença:
Mau hálito;
Sangramento durante a higienização bucal;
Recuo das gengivas, dando a impressão de dentes mais compridos;
Mobilidade do dente (dentes moles);
Textura da gengiva lisa e brilhante;
Pode haver movimentação do dente.
Vermelhidão na gengiva;

Essas doenças gengivais devem ser devidamente tratadas.Raspagem e profilaxia devem ser realizadas periodicamente a fim demanter uma boa saúde periodontal.

Outros procedimentos da área da Periodontia são:
Enxerto gengival;
Plastia gengival (Aumento de coroa clínica);
Frenectomia ligual;
Frenectomia labial.