Prótese Dentária

Dentista tratando saúde bucal

A Prótese Dentária é a especialidade da odontologia que cuida da reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal.
Alguns tipos de próteses dentária:

1 – Prótese Fixa

Sua característica principal é ser cimentadas à boca, só podendo ser removida pelo profissional.
Existem diversos materiais que podem ser empregados em uma prótese fixa, mas os mais utilizados são os de cerâmica pura (sem metal) ou de metalo-cerâmica (metal revestido de cerâmica).

A Prótese Fixa também pode ser utilizada quando o dente foi perdido completamente, ocorrendo a perda da coroa e da raiz do dente. Nesse caso, os dentes vizinhos deverão ser preparados para servir de pilar para a confecção da prótese que irá substituir o dente perdido. Esse tipo de prótese é a chamada “Ponte Fixa”.

2 – Prótese Parcial Removìvel (PPR)

As PPRs são indicadas, de modo geral, para casos de perda de grande número de dentes e também para os casos de impossibilidade de colocação de implantes. Este aparelho se fixa na boca através de grampos apoiados em dentes naturais.

Atualmente existem também PPRs com materiais flexíveis que não tem metal na sua composição. São próteses que atendem melhor às necessidades estéticas, pois os seus grampos são da cor da gengiva.

3 – Prótese Total

Também conhecidas como dentaduras, essas próteses tem a função de repor todos os dentes perdidos de um arco dentário, podendo ser o superior ou inferior.

4 – Próteses sobre Implantes

Com o advento dos Implantes dentários, podemos substituir os dentes naturais de uma maneira muito eficaz e rápida. O implante dentário é uma técnica com sucesso consolidado e vem trazendo contínuo avanço a fim de apresentar melhores resultados tanto na parte funcional quanto estética.

As próteses sobre implantes podem ser:

A – Prótese Dentária tipo Protocolo: São as próteses que tem a função de repor todos os dentes perdidos de um ou os dois arcos dentários. Para a fixação da Prótese protocolo é preciso que seja realizada a instalação cirúrgica de no mínimo 4 implantes dentários.

B – Próteses Totais Removíveis: São as chamadas Overdentures. São utilizados em casos onde não é possível a colocação do número mínimo de implantes para a realização de uma prótese Protocolo. Com a colocação de implantes em apenas algumas regiões, estes podem ser aproveitados para retenção de uma prótese total através de encaixes ou clipes de retenção. Esses dispositivos proporcionam à dentadura uma retenção melhor do que as convencionais, com maior conforto e segurança ao paciente e evitando que ela se desloque ao falar ou mastigar.

C – Próteses Parciais ou Próteses Unitárias sobre Implantes: Em casos de perdas parciais de um ou mais dentes onde ainda existam remanescentes dentários podem ser utilizadas próteses unitárias ou parciais fixas sobre implantes. Geralmente essas próteses são confeccionadas em cerâmica.

Métodos de Fixação

As próteses sobre implantes também se diferenciam quanto ao tipo de fixação. Estes métodos de fixação podem ser utilizados em diversas situações clínicas e serão selecionados a critério do cirurgião dentista para proporcionar a cada caso uma melhor solução protética:

A – Encaixes: ou clipes de retenção, são utilizados exclusivamente nas Overdentures e é uma fixação removível, isto é, o paciente pode remover a prótese para higienização da prótese e dos implantes, o que deve ser feito após cada refeição.

B – Próteses Parafusadas: São próteses fixadas aos implantes através de parafusos que só podem ser removidos em consultório pelo cirurgião dentista habilitado, o que normalmente é feito nas consultas de rotina para manutenção.

C – Próteses Cimentadas: São próteses fixas similares as utilizadas em dentes naturais e são fixadas aos implantes através de cimentos odontológicos.

Você pode ligar para o nosso atendimento no número (43) 3027-5101 Seg a Sexta das 8h às 18h. Nosso email é o contato@clinicaichiban.com.br ou preencha o Nosso Formulário de Contato