Seu filho precisa de aparelho ortodôntico?

Será que seu filho precisa de aparelho ortodôntico? Inegavelmente o desejo da maioria das pessoas é contar com um sorriso bonito. Isso sem dúvidas faz com os cuidados com a saúde bucal estejam presentes na rotina do dia a dia.

Uma forma de preservar o alinhamento dos dentes, sua beleza e saúde é sempre levar as crianças, desde bem pequenas, de forma rotineira ao Cirurgião-Dentista. Ele ajudará a acompanhar o desenvolvimento da arcada dentária, da mordida e etc. Assim logo que os primeiros “desvios” forem percebidos ele já poderá indicar o melhor tratamento.

Além disso, as consultas habituais ajudam a estabelecer procedimentos de limpeza e higiene básicos dos dentes, língua e garganta do paciente. Além disso, o profissional pode manter um acompanhamento de toda a evolução do paciente, seja pelos tratamentos que  já fez, fará ou está realizando como do período mais indicado de cada um deles.

Colocar Aparelho Ortodôntico

Em primeiro lugar é preciso ressaltar que um das procuras mais comuns nos consultórios, quando o assunto é tratamento para crianças e jovens, é o tratamento com aparelho ortodôntico. Seja com a finalidade de deixar o sorriso, mas bonito, como também de cuidar da saúde, corrigir a mordida ou tratar problemas mais graves nos dentes.

Afinal, o procedimento, que costuma levar um período desde seu inicio ate a finalização, tem como fim diversos benefícios para a saúde bucal e também a parte estética dentária. Contudo, algumas crianças, assim como seus pais ficam um pouco inseguros quando o assunto envolve a utilização desses aparelhos.

Com o fim de retirar as suas dúvidas confira agora o que fazer se o seu filho precisar de aparelho ortodôntico. Como proceder para convencer a criança ou adolescente que é sua melhor opção e porque isso acontece.

Porque Seu Filho Precisa De Aparelho Ortodôntico?

Aparelho ortodôntico

Antes de qualquer coisa, se faz fundamental esclarecer porque uma criança ou adolescente precisa de aparelho ortodôntico. Nesse sentido, qual a idade correta que o tratamento pode ser iniciado e o que motiva para que se torne necessário.

O seu filho precisa de um aparelho ortodôntico para:

  • Corrigir a Mastigação;
  • Melhorar o posicionamento dentário;
  • Ter um sorriso bonito;
  • Promover equilíbrio entre os dentes;
  • Melhorar a fala;
  • Aumentar a capacidade de respiração.

A saber, o aparelho ortodôntico é visto como a maneira de auxiliar e melhorar a saúde bucal e a estética dos dentes, com objetivo de proporcionar um sorriso mais bonito e saudável.

O aparelho ortodôntico se divide nas seguintes categorias:

·        Aparelho ortodôntico Fixo:

É o modelo de aparelho que fica de forma fixa nos dentes, ou seja, suas peças são grudadas na parede dentária com produtos próprios. Dessa forma o paciente se mantém com o aparelho devendo realizar manutenções mensais. Visando garantir que tudo está em ordem e que a higiene tem sido feita de forma adequada.

De fato, é muito comum verificar pessoas com esse tipo de aparelho, principalmente jovens, que são os mais afetados com problemas dentários de mastigação. Bem como posição de mordida e até mesmo dentes separados.

Dessa maneira o aparelho fixo serve para corrigir tanto problemas na mastigação, encaixes na mordida e até deformidades ósseas leves. O tratamento deve ser feito preferencialmente com o acompanhamento do cirurgião-dentista, isso porque ele realizará a análise dos resultados obtidos. Além disso, ele também vai indicar o que precisa ser corrigido e em qual etapa do tratamento deverá ser feita esta correção.

Eventualmente, crianças menores, que ainda possuem dentição de leite não podem se submeter a esse procedimento. Já que ainda estão sujeitos as trocas dos dentes de leite pelos permanentes.

Estrutura

O aparelho ortodôntico fixo costuma ter sua estrutura em metal, ficando alojado sobre os dentes. Dessa maneira sendo responsável por conseguir ainda que de maneira lenta que os dentes mudem de posição. Por consequência ele transforma o sorriso, dando ao paciente dentes mais unidos e tratando outros problemas dentários.

·         Móvel:

Outro tipo de aparelho ortodôntico é o móvel, esse formato é indicado principalmente para crianças que ainda não tenham trocado todos seus dentes de leite. Isso porque ele pode ser retirado e não impede com que a troca dos dentes ocorra. Ademais o aparelho móvel é o responsável por tentar amenizar os problemas dentários de uma forma menos invasiva. Inclusive corrigindo, ainda que de maneira mais suave que o aparelho fixo, o posicionamento dos dentes.

Inegavelmente muitos pacientes que se dedicam a utilização correta do aparelho móvel conseguem reverter a situação e acabam não precisando posteriormente utilizar o fixo.

Sem dúvidas é fundamental que o uso do aparelho ortodôntico seja acompanhado por cuidados de higiene diários e por profissionais capacitados, da mesma forma como ocorre com o aparelho fixo. Somente o dentista especializado poderá indicar se existe progresso e quais os tratamentos serão úteis em cada caso.

Como Convencer a Criança ou Adolescente a Utilizar Aparelho Ortodôntico?

Aparelho ortodôntico

Sem dúvidas, um dos maiores problemas para os pais e responsáveis é convencer seus filhos a utilizarem o aparelho móvel da forma correta. Bem como quando necessário demonstrar que o aparelho fixo resouverá os problemas dentários e que os resultados serão satisfatórios.

Dessa forma, o segredo está em como você apresenta seu filho aos espaços de odontologia. É muito importante que a criança esteja habituada a ir ao dentista. Como também que ela enxergue nele confiança, e tenha uma relação positiva com quem cuida de sua saúde bucal.

Dessa maneira, é fundamental que os pais trabalhem essa parte com seus filhos. Uma dica que pode ajudar é sempre levá-los em clínicas odontológicas desde a aparição dos primeiros dentes de leite.

Esse contato auxilia para que no futuro quando procedimentos se tornem necessários a criança ou jovem não tenha resistência e confie no profissional que irá realizar o tratamento. Outro detalhe é sempre procurar por um profissional realmente capacitado a atender esse público mais jovem.

Dessa forma, uma pessoa que tenha como demonstrar suas habilidades de forma lúdica e que interesse aos pequenos e adolescentes. Para que assim entendam a importância dos procedimentos e dos cuidados dentários.

Aparelho Ortodôntico – Para Crianças e Adolescentes

Por fim, a utilização de aparelhos ortodônticos é a melhor solução para crianças e adolescentes que precisam de tratamentos para corrigir desde a posição dentaria como outros problemas de dentição.

Dessa maneira, o tratamento feito da forma correta irá produzir como resultado, dentes mais bonitos ao longo do tempo e melhor qualidade na saúde bucal. Por isso, se seu  filho precisa de aparelho ortodôntico procure a clinica certa para realizar a avaliação e o tratamento.

Na clinica Ichiban contamos com profissionais altamente qualificados para te atender e garantir o sorriso de sua criança ou adolescente. Venha conferir !

 

Did you like this? Share it!

0 comments on “Seu filho precisa de aparelho ortodôntico?

Leave Comment